Primeiro-ministro etíope anuncia fase final de operação militar em região dissidente


Pelo menos 11 mil etíopes fogem do conflito e se refugiam …
O Tigré é uma região dissidente do norte da Etiópia, onde Adis Abeba realiza uma grande operação militar desde 4 de novembro. O primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, prêmio Nobel da Paz …


Autoridades da Etiópia tentam demonstrar apoio da …
Adis Abeba, 12 Nov 2020 (AFP) – As autoridades etíopes tentam ganhar o apoio da população em sua operação militar na região dissidente do Tigré e organizaram, nesta quinta-feira (12), uma campanha de doação de sangue em Adis Abeba, a qual se somou à convocação de uma manifestação que teve de ser cancelada.


Pelo menos 11 mil etíopes fogem do conflito e … – em.com.br
Pelo menos 11.000 etíopes se refugiaram no leste do Sudão nas últimas 48 horas, fugindo dos combates na região dissidente do Tigré – informaram autoridades do


PM promete “para breve” o fim de acção em Tigray
A operação militar em curso na região etíope de Tigray será “concluída em breve”, disse, na segunda-feira, o Primeiro-Ministro, Abiy Ahmed, citado pela AFP, esperando tranquilizar os aliados preocupados com a possibilidade de o país caminhar para uma guerra civil.


Anistia Internacional denuncia massacre de civis na …
Adis Abeba, 12 Nov 2020 (AFP) – A Anistia Internacional (AI) denunciou nesta quinta-feira a morte de civis durante um massacre realizado, segundo testemunhas, pela guerrilha na região etíope dissidente do Tigré, onde uma operação do Exército obrigou mais de 11 mil pessoas a se refugiarem no Sudão.


5 pontos para entender por que a Etiópia está ‘à beira de
Em 4 de novembro, Abiy Ahmed Ali anunciou uma ofensiva militar contra a Frente de Libertação Popular do Tigray. O primeiro-ministro justificou a ofensiva acusando as tropas do Tigray de atacar uma base militar federal perto de Mekele, capital da região.


Guterres pede “resolução pacífica” na Etiópia
O secretário-geral da ONU, António Guterres, apelou, esta sexta-feira, para uma “resolução pacífica do conflito” no Tigré, no norte da Etiópia. Na quarta-feira foi lançada uma …


Mais de 8 mil etíopes fogem do conflito e se refugiam no …
Mais de 8.000 etíopes se refugiaram no leste do Sudão nas últimas 48 horas, fugindo dos combates na região dissidente do Tigré – informaram autoridades do governo nesta quarta-feira (11), de acordo com a agência de notícias Suna. A agência oficial indicou que 6.000 etíopes chegaram ao Estado federal de Gedaref, e 1.100, ao de […]


Intensificam-se combates entre exército e forças …
A escalada dos combates entre as forças do Governo etíope e as da região separatista de Tigray está a fazer cada vez mais feridos. De acordo com a Deutsche Welle (DW), quase 100 soldados etíopes foram tratados a ferimentos de bala num hospital de Amara, no norte do país, no passado domingo.


Primeiro-ministro etíope chega a Cartum como mediador de
Cartum, 7 Jun 2019 (AFP) – O primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, pediu nesta sexta-feira uma transição democrática “rápida” no Sudão depois de ter se reunido com os militares no poder e os líderes da revolta popular, dias depois de uma violenta repressão em Cartum que deixou dezenas de manifestantes mortos.